terça-feira, 16 de novembro de 2010

O DESERTO DE IDEIAS DO PAICV E O "SEGUIDISMO"

Há algum tempo que tenho notado o «seguidismo» que o PAICV tem estado a ter, face à estratégia desenhada e implementada pelo MpD. E esse fenómeno tem estado a ser visto desde os aspectos mais simples, como nos mais elaborados. Senão vejamos:

- Deslocações – Quantas não foram as vezes que se viu na comunicação social um relato de deslocação de dirigentes do MpD, seguido de perto (por vezes na semana seguinte) do «seguidismo» do partido no governo; A nível nacional temos Fogo, Santo Antão, São Vicente, Maio, e Brava, a nível internacional, temos Portugal, França, Senegal, Guiné-Bissau, Luxemburgo. O último caso foi a deslocação dos jotinhas do PAI, que seguindo os passos da JpD, foram visitar algumas das cidades, por nós entretanto visitadas em Portugal.

- Sound Bite – O “Mesti muda!” do MpD já está na mente da população e em toda a comunicação social (basta ver a utilização desse sound bite nos comentários das notícias online). E se se compreende a necessidade de mudança por parte do MpD, difícil será explicar o lema “Força da Mudança” escolhido pelo partido no governo. Por outro lado a frase “Cabo Verde está a mudar” é cópia de uma capa de uma publicação da Câmara Municipal da Praia de Fevereiro de 2010, a qual dizia “Praia está a mudar”…


- Rádio e TV online – Desde cedo o MpD esteve ciente da importância das novas tecnologias e o apoio que a JpD têm dado ao partido é notório. Desde a “festa da mudansa” realizada na Praia e visionada por milhares de pessoas em todo o mundo, que estas novas ferramentas estão a assumir um papel crescente na plataforma de comunicação do partido. No campo oposto está por exemplo a Jpai, que no debate com a JpD, realizado em Portugal, negou determinantemente que o mesmo fosse difundido via rádio online….


- Sms – Quem não se lembra de no Natal de 2009, o Presidente do MpD, Dr. Carlos Veiga, enviar uma mensagem de feliz natal via sms, numa iniciativa que terá sido a 1ª incursão de um partido, no marketing politico via sms. Na semana seguinte o PAICV, na senda do «seguidismo», envia uma mensagem utilizando o mesmo suporte desejando um feliz ano novo…

- Outdoors – Nas últimas semanas temos assistido ao proliferar de outdoors do Governo e do PAICV, numa estratégia de «seguidismo» a tentar responder às várias mensagens colocadas pelo MpD. Se é certo que ao nível da comunicação, os outdoors do MpD são certamente mais inovadores e apelativos (veja-se o caso do “Luz dja bai, nhos dan vela”), certos outdoors do PAICV não se compreende. O caso do outdoor com referência a 17 (!?!!?) barragens é talvez o mais caricato. Onde estão elas? Ou será que o PAICV já está a contar as que o próximo governo do MpD irá construir? Outro outdoor ridículo é o da mensagem “PAICV – Mais oportunidades para os jovens”, que tem como pano de fundo uma imagem de alguns jovens a saltar numa paisagem inóspita e desértica. Esse outdoor demonstra que as oportunidades que o PAICV criou para os jovens, são autênticas miragens (todos nós sabemos o que acontece nos desertos quando a água escasseia e o sol está quente) …

O «seguidismo» parece querer continuar a fazer carreira lá para aquelas bandas, com o PAICV a ir promover um encontro com as mulheres, após o Dr. Carlos Veiga ter feito o mesmo há cerca de duas semanas.

Moral da história: Mesmo que seja escandaloso, o «seguidismo» tem de ser feito de forma correcta, e pelo menos com mais-valias. Mas, quando se está em fim de ciclo, sem estratégia, sem ideias, sem moral e principalmente sem visão, até o «seguidismo» pode ser uma tarefa árdua, cansativa e quiçá intransponível. Como um amigo meu diria “Quem vai à frente faz poeira, quem vem atrás come poeira!”. E eu acrescento… principalmente se quem está à frente tem uma ventoinha a trabalhar a «full speed». Em 2011 veremos!


Miguel Monteiro – Presidente da JpD

Sem comentários:

Enviar um comentário