sexta-feira, 29 de maio de 2009

AS AULAS MAGNAS DO SR. PRIMEIRO-MINISTRO


Nessas aulas magnas, o Sr. Primeiro-ministro fala das oportunidades que os jovens terão, se, o Paicv se mantiver no poder, portanto se os jovens votarem Paicv. O Sr. Primeiro-ministro fala do amanhã aos alunos, criando assim expectativas, sonhos e esquece-se do hoje, do presente. Não fala da elevada taxa de desemprego entre os jovens (31%), não fala do baixo crescimento económico do País que não cria empregos para os jovens e que não poderá criar empregos enquanto não for de dois dígitos. Será que o Paicv alguma vez conseguirá esse crescimento de dois dígitos?
É preciso denunciar veementemente a atitude insistente e incorrecta do Sr. Primeiro-ministro em dar aulas magnas por todos os municípios do País, mesmo naqueles onde não há liceus em condições.

O Dr. José Maria Neves dá essas aulas magnas por todo o Cabo Verde, a alunos do 10.º ao 12.º anos, ou seja, a alunos que poderão votar pela primeira vez em 2011.

Trata-se de uma autêntica caça ao voto por parte do Primeiro-ministro e que devemos repudiar completamente. É triste, muito triste mesmo, ver, em Democracia, um Primeiro-ministro abatido, sem forças, sem ideias, desorientado à caça de votos, dia sim, dia não.

A caça de votos de adolescentes que os pais e encarregados de educação enviam para as escolas para se formarem como homens e mulheres, para ganharem uma capacitação de modo a estarem preparados para o amanhã e não para ouvirem a propaganda política do Sr. Primeiro-ministro e do Paicv.

Por certo que os pais e encarregados de educação não querem que alguém incuta, repetidamente, ideologia política aos seus filhos em pleno horário de aulas, aulas essas que são sempre interrompidas e todas as crianças e adolescentes obrigadas a assistirem à campanha vergonhosa do Sr. Primeiro-ministro e do Paicv. Não é este o papel de um Primeiro-ministro.

Nessas aulas magnas, o Sr. Primeiro-ministro fala das oportunidades que os jovens terão, se, o Paicv se mantiver no poder, portanto se os jovens votarem Paicv.

O Sr. Primeiro-ministro fala do amanhã aos alunos, criando assim expectativas, sonhos e esquece-se do hoje, do presente. Não fala da elevada taxa de desemprego entre os jovens (31%), não fala do baixo crescimento económico do País que não cria empregos para os jovens e que não poderá criar empregos enquanto não for de dois dígitos. Será que o Paicv alguma vez conseguirá esse crescimento de dois dígitos?

Por outro lado o Sr. Primeiro-ministro não fala dos problemas da Educação: não fala da situação quotidiana de greve iminente dos professores porque não há reclassificação, promoção e nem progressão na carreira docente.

E não fala da redução significativa de bolsas de estudo protagonizada por este Governo, não fala dos aumentos de propinas protagonizados por este Governo e que levam ao abandono escolar, não fala da expulsão de grávidas das escolas, ele que tanto ama as mulheres e os jovens, e por fim não fala da fraca qualidade do ensino e da formação profissional em Cabo Verde, que, parece-me, vêm perdendo qualidade dia após dia e que só poderão piorar com a introdução forçada do Alupec nas escolas em vez duma aposta maior no ensino do Português, Francês e Inglês.

Com todos estes problemas e outros ainda, vê-se que a Educação não vai bem em Cabo Verde e o Sr. Primeiro-ministro não fala e nem manda fazer uma avaliação séria da Educação no país, uma avaliação dos problemas e dos seus efeitos no ensino. Prefere substituir os professores e dar as suas Aulas Magnas.

E cá vai indo o Sr. Primeiro-ministro com as suas aulas magnas. Como se fosse a coisa mais natural do mundo andar a visitar os Municípios do país distribuindo para cada um uma aula magna. Às vezes pergunto-me: de onde o Paicv e o Sr. Primeiro-ministro tiraram essa ideia? Será reflexo da queda do Paicv e do Governo junto dos jovens? Será desespero? Haverá um second round pelas ilhas, assim que complete essa maratona? Para isso terá que ir à Brava. Mas acima de tudo pergunto-me: será que o Sr. Primeiro-ministro acha isso correcto? Ou, simplesmente não importa ser ou não correcto, mas sim, será que dará votos? Será que fará imagem?

As últimas aulas magnas, nós de São Nicolau tivemos a honra de recebê-las.

Na aula magna do Município do Tarrafal o Sr. Primeiro-ministro levou com uma avalanche de críticas e questões sobre a não construção do Liceu do Tarrafal e consequências reais dessa atitude discriminatória para com Tarrafal e São Nicolau por parte do Governo, que em determinados momentos perdeu a calma e a postura. Enervou-se tanto que foi ao ponto de dizer a um professor que não se importava com o facto de lhe ter ou não convencido com as suas explicações sobre a não construção do Liceu, pois não era essa a sua missão na Aula Magna. Afinal, qual era a sua missão?

Quando bombardeado com a insatisfação geral dos alunos por não terem um Liceu (algo natural, não acha?), respondeu furiosamente, que há gente que anda a meter coisas nas cabeças dos alunos. É de rir a ironia do Primeiro-ministro, que dá aulas magnas, “mete coisas nas cabeças dos alunos” por todo o País e acusa “outros” de o fazerem.

É o risco que se corre em dar essas aulas magnas, com intenções eleitoralistas!!


Nelson Brito
/Deputado da Nação e Vice-presidente da JpD/

Sem comentários:

Enviar um comentário