sexta-feira, 22 de maio de 2009

Conferência de imprensa, reacção da JpD a noticia da criação em França da delegação da JPAI.



Exmos. Senhores Jornalistas.

A defesa intransigente da boa governação e da transparência, é certamente um dos principais pilares do MpD e certamente da sua juventude partidária.

Assim, na sequência da notícia republicada pelo liberal on-line, dando conta da criação de uma delegação da JPAI em França, com a presença do líder daquela organização juvenil, a JpD – Juventude para a Democracia, não poderia deixar passar em branco tal situação.


Ora, como é do conhecimento público, aquele dirigente partidário, que também acumula o cargo de gestor da casa do cidadão, deslocou-se a Europa em missão de serviço público, pago com o erário público, ou seja, dinheiro de todos nós, com a missão de promover a casa do cidadão na Europa.

Tendo então, como justificação a promoção da Casa do Cidadão em França, (i) o PAICV criou um núcleo de mulheres cabo-verdianas, (ii) a JPAI criou uma delegação e (iii) festejaram o 10.º aniversário da secção de França do PAICV!!!

Assim sendo, consideramos, no mínimo imoral e antiético, o aproveitamento que estes dirigentes vêm levando a cabo, em nome de interesses próprios e partidários.

Pergunta-se: é esta a tão propalada boa governação e transparência?

No início do ano, este governo bradou por este País fora ter descido os impostos onde populistamente, passava uma imagem falsa de alívio da carga fiscal. Pergunta-se para quê?

Para que os seus correligionários esbanjem a coisa pública em passeatas e encontros pessoais e partidários na Europa?

É este governo que fala em Ética?

Recorde-se que a comitiva constituída por Mário Matos, coordenador das estruturas do Partido na Europa, Joanilda Alves, Secretária Nacional para as mulheres, Nuias Silva, Presidente da JPAI, Manuel Monteiro, deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa, foi chefiada por Basílio Ramos, Secretário-geral do Partido, ministro da saúde, e não pela Ministra da Defesa e Reforma do Estado, a qual tutela a Casa do Cidadão.

O título de 1ª página no Luso Jornal foi “ Delegação de Cabo Verde veio a Paris inaugurar Casa do Cidadão e festejar o 10º aniversário do PAICV em França”, o qual exemplifica claramente o tipo de gestão da coisa pública, a que este governo nos habituou, e a imagem que passa para o estrangeiro.

A nação cabo-verdiana exige explicações por parte do Governo e o nosso pedido aqui é de que este governo as disponibilize rapidamente.

O PAICV precisa saber que o actual estado de desenvolvimento intelectual do nosso povo não se compadece com essas atitudes na gestão do dinheiro de todos nós.


Praia, 22 de Maio de 2009
Miguel Monteiro
/Presidente da JPD/




Sem comentários:

Enviar um comentário