quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fogo: A situação da juventude é precária, alerta o vice-presidente da JpD


A Comissão Política da Juventude para a Democracia, realizou a primeira reunião descentralizada em São Filipe, e durante uma visita de três dias ao Fogo, manteve contactos com a juventude da ilha, autoridades locais dos três concelhos e com jovens empresários.

Segundo Carlos Monteiro vice-presidente da JpD, uma das preocupações daquela força juvenil partidária é desconcentrar a Direcção Nacional aos 22 concelhos do país, dia esse primeiro contacto com a ilha do vulcão. Entretanto ao fazer o balanço da visita, Monteiro destacou aspectos positivos mas mostrou-se algo preocupado com a situação da juventude foguense, que do seu ponto de vista é precária. "Posso fazer um balanço muito positivo da visita, cumprimos o programa na íntegra, vamos daqui com alguma satisfação mas também com alguma preocupação, o desemprego é gritante, notamos algum abandono dos jovens neste momento".
Carlos Monteiro diz ter constatado um enorme potencial na ilha do Fogo, sobretudo nos domínios da agricultura, da pecuária e do turismo, mas faltam as infra-estruturas básicas para avançar nesse processo de desenvolvimento. "Estivemos reunidos com jovens empresários e todos eles manifestaram o que querem do governo é simplesmente os meios básicos para poderem levar esta ilha a frente, todos eles foram peremptórios em dizer que sem um porto em condições, sem um aeroporto e sem esse tal propalado anel rodoviário, a ilha não vai conseguir desencravar desse situação em que se encontra" asseverou.
Aquele jovem dirigente partidário, disse que a situação da juventude Foguense é precária e por isso a JpD já manifestou aos presidentes das câmaras a abertura para a troca de opiniões e ideias sobre como poderá ser potenciado a alguma saída. "A situação é precária para a juventude da ilha do Fogo em particular e de Cabo Verde em geral. Estivemos a discutir ideias em como potenciar por exemplo saídas a nível da pecuária e da agricultura, nos negócios na área das novas tecnologias e transformar a ilha no pólo de desenvolvimento nesta área". Durante a visita a ilha do Fogo a JpD, participou em duas conferências Sobre o Turismo e Ambiente, em Cova Figueira, sede administrativa do Município de Santa Catarina do Fogo e manteve encontros com a juventude dos três concelhos.

16-8-2006, 16:30:00
Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário