terça-feira, 27 de abril de 2010

Brava: Empossado o novo coordenador da JpD

António Varéla, foi empossado hoje como o novo coordenador da JpD Brava.

A cerimónia, em que também foi empossado o coordenador do MpD da ilha das flores foi presidida pelo presidente do partido, Dr. Carlos Veiga, onde também contou com as presenças do Dr. Lourenço Lopes, responsável na CP Nacional por aquela ilha, bem como do Vice- presidente da JpD , Eng. Carlos Monteiro.

terça-feira, 20 de abril de 2010

SANTO ANTÃO: JpD da Ribeira Grande tem novo Coordenador

Paulo Luís Rodrigues é o novo coordenador da JpD na Ribeira Grande de Santo Antão durante os próximos três anos. Rodrigues, que é vereador sa Juventude e Desporto da Câmara Municipal desse concelho de Santo Antão, foi eleito domingo, 18, no Centro Agrícola de Afonso Martinho.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conferencia de imprensa MpD relatório conjuntura económica da INE

ELEIÇÕES REGIONAIS NO MpD: O QUE ESTÁ EM JOGO?

O que realmente me preocupa na política é a ambição desmedida e a ausência do espírito de serviço público





Depois da eleição do Presidente do MpD, Carlos Veiga, nas directas de 11 de Outubro passado, os militantes do partido da democracia são mais uma vez chamados às urnas, desta feita, para a eleição dos seus dirigentes regionais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dados INE - INQUÉRITO DE CONJUNTURA

"Dados INE - Veja os dados sobre a conjuntura do país no 1.º trimestre de 2010, relativamente à Inflação, sintese económica, comércio em feira e em estabelecimento, construção, industria transformadora, transportes e turismo." Clica aqui para baixar os ficheiros.

terça-feira, 13 de abril de 2010

INE- Inquérito conjuntura económica.

Fernando Rocha (coordenador da área de conjuntura): “…O clima económico não é favorável. O sector do turismo vai muito mal em Cabo Verde.”

terça-feira, 6 de abril de 2010

JpD - Conferencia de imprensa Desemprego, Violência e instrumentalização da juventude

JpD ACUSA GOVERNO DE “INEFICIÊNCIA” E DE “FALTA DE PLANEAMENTO E CONTROLO”

Cidade da Praia, 06 de Abril - Miguel Monteiro, Presidente da Juventude para a Democracia (JpD) fala em “incumprimento por parte do governo” referindo-se à não publicação dos dados do Instituto Nacional de Estatística acerca da situação do desemprego no país. O jovem líder garante que “é inaceitável que o país tenha como últimos dados estatísticos oficiais, os dados recolhidos de 6 a 16 de Outubro de 2008, ou seja há cerca de ano e meio”. Miguel Monteiro acusa o Governo de “ineficiência” e de “falta de planeamento e controlo”.

Conferência de imprensa na íntegra


Srs. Jornalistas,
Esta conferência de imprensa tem como intuito, fazer uma breve análise da situação política nacional, nomeadamente nos assuntos, que mais vêm afligindo directamente à camada juvenil nacional, a saber: Desemprego, Insegurança e Manipulação e instrumentalização da camada juvenil à custa do erário público.Com esta conferência pretendemos abordar alguns dos temas da actualidade nacional:

JpD - Conferencia de imprensa análise actualidade nacional: Desemprego, Violência e instrumentalização da juventude

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cisão da Electra: Foi Escolhido o Melhor Modelo?

No último ano findo, o sector energético - o subsector eléctrico, em particular - ficou, indubitavelmente, marcado por dois casos: o anúncio da REESTRUTURAÇÃO DA ELECTRA e o negócio ELECTRA X INPS.

Esses acontecimentos despoletaram, na sociedade civil cabo-verdiana, uma série de vozes críticas e construtivas, de vários quadrantes (colunistas, comentadores, políticos, técnicos, etc.).

As Minhas Escolhas da Quinzena: Fogo, a Saudade Perdida... Agostinho Lopes vs. José Filomeno


É obrigação da classe política transmitir esperança às pessoas,
sobretudo aquelas que mais necessitam da intervenção dos poderes públicos




Fogo, a Saudade Perdida

Depois de uma semana nos Mosteiros, confesso que durante esse período não pude acompanhar com a necessária regularidade e profundidade a actualidade, facto limitativo de uma abordagem consistente dos temas de natureza política, social ou económica. No entanto, não posso deixar de reconhecer, que o clima ameno de Feijoal ou a maresia da Vila da Igreja estimulam o diálogo com a natureza e a uma reflexão séria quanto humanista dos problemas sociais das nossas gentes, que continuam a enfrentar o crónico problema do desemprego e da pobreza e a falta de esperança e perspectivas.