Srs. Jornalistas,
Esta conferência de imprensa tem como intuito, fazer uma breve análise da situação política nacional, nomeadamente nos assuntos, que mais vêm afligindo directamente à camada juvenil nacional, a saber: Desemprego, Insegurança e Manipulação e instrumentalização da camada juvenil à custa do erário público.Com esta conferência pretendemos abordar alguns dos temas da actualidade nacional:
– Desemprego –
Entrados já no mês de Abril, encontrando-nos a 11 meses do fim da actual legislatura e ultrapassado o mês de Março que tinha sido anunciado como o mês em que seriam apresentados os dados do INE acerca da situação do desemprego no país, a JpD - Juventude para a Democracia – vem denunciar e alertar para mais um grave incumprimento por parte deste governo.
É inaceitável que o país tenha como últimos dados estatísticos oficiais, os dados recolhidos de 6 a 16 de Outubro de 2008, ou seja à cerca de ano e meio!!!!
Esta situação advém em grande parte da ineficiência deste governo que governa à vista, sem planeamento nem controlo. Como pretende o governo resolver esta problemática, se nem consegue ter dados oficiais em tempo oportuno? Com que intenção se assiste a este atraso?
– Insegurança –
Apesar de todas as manobras de marketing e propaganda política, o país vive claramente um clima de insegurança generalizada. Infelizmente, foi com profunda consternação que a JpD teve notícia de mais uma morte em vão no seio da juventude cabo-verdiana.
Assim sendo, a JpD aproveita o ensejo para endereçar à família enlutada o mais profundo pesar por mais este ignóbil acontecimento na sociedade.
Este caso não seria evitável se permanentemente estivessem presentes agentes da polícia, à frente dos principais Liceus do país?
Por outro lado, infelizmente, esta consternação é ainda mais profunda, quando a sociedade assiste impávida e serena, às declarações do ministro que tutela a área da segurança - Lívio Lopes -, com dados estatísticos a indicar a diminuição da delinquência, quando na prática assiste-se ao contrário.
O caso mais caricato, inusitado e insólito é o encontro que o 1.º Ministro pretende ter com os “thugs”. Aqui a nossa perplexidade vai no sentido de saber o que pretende José Maria Neves? Se realmente são jovens thugs, não deveriam estar presos? Ou então não são jovens que cometeram algum tipo de ilícito….
– Manipulação e instrumentalização da camada juvenil à custa do erário publico –
É do nosso conhecimento que de algum tempo a esta parte estão a ser criadas associações de jovens nos bairros, com promessas de formações precárias, com distribuição de dinheiro, com realização de passeios, cujo único intuito é o de abranger o maior número de jovens possível, claramente com objectivos eleitorais. O nosso apelo vai no sentido dos jovens não se deixarem comprar com essas migalhas e exijam mais trabalho, habitação e formação.
… Por outro lado como se explica a organização da XIV Semana Nacional da Juventude, sem que as juventudes partidárias sejam convidadas (naturalmente que a juventude do PAICV esta dissimuladamente representada, nem que seja pela presença da ministra da tutela, que também é militante da Jpai).
E tudo isto à custa do erário público, ou seja dinheiro dos impostos que todos nós contribuímos.
Para quando um governo da moralização e da transparência como muito se gosta de apregoar?
Claramente que não será nesta legislatura.
Cabo Verde merece mais. A juventude cabo-verdiana exige melhor!
Praia, 6 de Abril de 2010
Miguel Monteiro
/Presidente da JpD/
Sem comentários:
Enviar um comentário