terça-feira, 6 de abril de 2010

Conferência de imprensa na íntegra


Srs. Jornalistas,
Esta conferência de imprensa tem como intuito, fazer uma breve análise da situação política nacional, nomeadamente nos assuntos, que mais vêm afligindo directamente à camada juvenil nacional, a saber: Desemprego, Insegurança e Manipulação e instrumentalização da camada juvenil à custa do erário público.Com esta conferência pretendemos abordar alguns dos temas da actualidade nacional:

– Desemprego –

Entrados já no mês de Abril, encontrando-nos a 11 meses do fim da actual legislatura e ultrapassado o mês de Março que tinha sido anunciado como o mês em que seriam apresentados os dados do INE acerca da situação do desemprego no país, a JpD - Juventude para a Democracia – vem denunciar e alertar para mais um grave incumprimento por parte deste governo.

É inaceitável que o país tenha como últimos dados estatísticos oficiais, os dados recolhidos de 6 a 16 de Outubro de 2008, ou seja à cerca de ano e meio!!!!

Esta situação advém em grande parte da ineficiência deste governo que governa à vista, sem planeamento nem controlo. Como pretende o governo resolver esta problemática, se nem consegue ter dados oficiais em tempo oportuno? Com que intenção se assiste a este atraso?

– Insegurança –

Apesar de todas as manobras de marketing e propaganda política, o país vive claramente um clima de insegurança generalizada. Infelizmente, foi com profunda consternação que a JpD teve notícia de mais uma morte em vão no seio da juventude cabo-verdiana.

Assim sendo, a JpD aproveita o ensejo para endereçar à família enlutada o mais profundo pesar por mais este ignóbil acontecimento na sociedade.

Este caso não seria evitável se permanentemente estivessem presentes agentes da polícia, à frente dos principais Liceus do país?

Por outro lado, infelizmente, esta consternação é ainda mais profunda, quando a sociedade assiste impávida e serena, às declarações do ministro que tutela a área da segurança - Lívio Lopes -, com dados estatísticos a indicar a diminuição da delinquência, quando na prática assiste-se ao contrário.

O caso mais caricato, inusitado e insólito é o encontro que o 1.º Ministro pretende ter com os “thugs”. Aqui a nossa perplexidade vai no sentido de saber o que pretende José Maria Neves? Se realmente são jovens thugs, não deveriam estar presos? Ou então não são jovens que cometeram algum tipo de ilícito….

– Manipulação e instrumentalização da camada juvenil à custa do erário publico –

É do nosso conhecimento que de algum tempo a esta parte estão a ser criadas associações de jovens nos bairros, com promessas de formações precárias, com distribuição de dinheiro, com realização de passeios, cujo único intuito é o de abranger o maior número de jovens possível, claramente com objectivos eleitorais. O nosso apelo vai no sentido dos jovens não se deixarem comprar com essas migalhas e exijam mais trabalho, habitação e formação.

… Por outro lado como se explica a organização da XIV Semana Nacional da Juventude, sem que as juventudes partidárias sejam convidadas (naturalmente que a juventude do PAICV esta dissimuladamente representada, nem que seja pela presença da ministra da tutela, que também é militante da Jpai).

E tudo isto à custa do erário público, ou seja dinheiro dos impostos que todos nós contribuímos.

Para quando um governo da moralização e da transparência como muito se gosta de apregoar?

Claramente que não será nesta legislatura.


Cabo Verde merece mais. A juventude cabo-verdiana exige melhor!


Praia, 6 de Abril de 2010


Miguel Monteiro
/Presidente da JpD/

Sem comentários:

Enviar um comentário