domingo, 21 de março de 2010

Cínicos por imposição- Altino Ferreira

Acredito que este título possa levar muita gente a associar a palavra Cínico aos nossos políticos. Talvez tenha mesmo essa intenção, mas só se pegarmos a palavra pelo que se tornou e não pela sua origem, além disso os políticos nunca seriam Cínicos por imposição. Na realidade a palavra Cínico foi desvirtuada e passou a ser sinónimo de mau carácter e hipocrisia; o contrário do seu significado inicial.

Cínico, em grego, significa "igual a um cão" e Diógenes de Sínope foi o criador das grandes linhas filosóficas do Cinismo.
Diógenes morava em um tonel, masturbava-se em público e defecava no meio da rua. Era de uma feição simples e primitiva, como um cão, disto veio seu apelido Cínico, do grego (igual a um cão). Ser chamado de cão era um elogio para Diógenes e para outros membros da escola, pois sustentavam que convinha viver frugalmente com alimentos que podiam ser obtidos pela própria pessoa e de posse de um só manto e, desprezavam riqueza, fama e nobreza de nascimento. Alguns se satisfaziam com ervas e água fresca, com abrigos improvisados ou tonéis, como Diógenes, que dizia ser próprio dos deuses não precisar de nada e dos que se pareciam com os deuses precisar de pouco.
Diógenes tinha um culto especial pela liberdade da palavra, aliás essa era o que ele valorizava mais do que tudo. Quando era perguntado o que ganhava com a Filosofia, respondia com uma facilidade impressionante que, no mínimo estaria preparado para enfrentar todas as vicissitudes da sorte. E aos que diziam que não sabia coisa alguma e fazia-se de filósofo, ele respondia que aspirar à filosofia também era filosofar.
Eles (os Cínicos) ensinavam que a cidade e as leis eram importantes. As leis porque não é possível o Estado sem elas e a cidade porque é uma comunidade civilizada e organizada, sem a qual as leis não têm nenhuma utilidade.
De forma resumida os Cínicos procuravam ser, na prática, o que defendiam no discurso, por isso, não seria possível não ridicularizar a nobreza de nascimento.

Essa linha filosófica entrou em "extinção" e os Cínicos que viveram a mais de 6.000 anos tornaram-se endémicos dos países onde reina o populismo, o desrespeito, a incompetência e a hipocrisia dos governantes. Depois de todos esses anos o Cinismo deixou de ser opção para ser uma imposição.
Fico triste quando vejo Cínicos por imposição nas lixeiras, nas ruas a mendigar, em casa durante o dia (desempregados), apenas porque, o nosso governo quer se engordar para ter força (força económica) durante a campanha de 2011.

O nosso governo encontrou uma forma bem simples de enganar os Cínicos por imposição. Decidiram ser aquilo que a palavra (Cínico) se tornou. Os cínicos do governo gostam de subir palanques, ir a televisão e lançar projecto e programas hitleriano, mas nem pensam em debater. Esses cínicos do governo só pensam em não debater os problemas que afligem os cabo-verdianos a praticamente uma década. Isso só acontece mesmo num país fascista ou que se quer fascista, mas sabem, a culpa é da agenda!
Mas não há crise, porque em 2011 irão de novo até ao concelho de Santa Catarina no Fogo e irão prometer de novo uma estrada asfaltada que passa no meio do parque natural. É claro que novamente não irão cumprir, é que a culpa é do parque que não quer sair dali.
Durante praticamente 10 longos anos não se conseguiu nem o crescimento económico almejado, nem a redução do desemprego sonhado, mas isso não é problema porque apartir de 2011 o crescimento económico finalmente vai ultrapassar os 10% e o desemprego que insiste em manter nos 17% (o emprego felizmente não foi atingido pela crise) finalmente vai reduzir para 10%. O governo estava muito perto de conseguir isto nesta legislatura, só não conseguiu porque apareceu uma crise, que até é mundial.

Temos na realidade um governo que não vive neste planeta, um governo espantado. Espantado com a violência. Este é realmente um governo formado por anjos e figuras celestiais, que pela primeira vez estão tendo o conhecimento do mal, por isso, decidiram colocar PM nas ruas, mas isso é perfeitamente perdoável, pois só agora estão sabendo que o mal existe e tinham que tomar qualquer medida, mesmo que seja errada. É claro que não se pode culpar esses entes celestes pela violência urbana, pois a culpa é da família e, é até do governo da década de 90.
Esse governo sabe mais do que nós Cínicos por imposição que o poder é algo divino, é semelhante a uma pessoa com uma arma nuclear na mão. Você pode transmitir segurança ou pode transmitir medo. Não podemos deixar mais o poder divino em mãos símias. Como jovem Cínico por imposição temo pelo meu futuro, pois sei que faltam alguns segundos para a meia-noite no Doomsdayclock, mas espero que 2011 venha trazer o nascer do sol e um dia diferente. Se nós os Cínicos por imposição conseguirmos sobreviver até 2011 veremos finalmente aparências coerentes e políticas correctas. Por favor meus companheiros Cínicos por imposição deste país, se sobrevivermos, por favor, não perdoemos este governo, pois só assim eles saberão o que fizeram.

Altino Ferreira
altinoferreir@sapo.cv
21-3-2010, 12:22:53
Expresso das Ilhas

5 comentários:

  1. muito bom, é es tipo di verdadi qui nu cre pa fladu.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo verdade o que o senhor falou. O MpD deve fazer coisas do tipo para mostrar aos jovens que este mais está mesmo mal.

    ResponderEliminar
  3. estamos perante um governo cínico, e de acordo com o que li eles querem fazer de Cabo Verde uma nação de cínicos por imposição.

    ResponderEliminar
  4. Isso não passa de teorias.

    ResponderEliminar